Avançar para o conteúdo principal

Coaching, Maiêutica Socrática e o Desenvolvimento Humano


A nossa condição humana torna-nos seres curiosos por natureza. A primeira manifestação clara e explícita dessa curiosidade surge por volta dos três anos, no período clássico e habitual do desenvolvimento das crianças, quando começa a "idade dos porquês". Jean Piaget definiu esta ocasião por "período pré-operatório". A criança quer compreender-se a si mesma, entender os outros e o seu comportamento, perceber as regras e os modos de agir, perceber os cenários que a envolvem, enfim, perceber tudo – ou quase tudo. E os adultos em quem tem mais confiança são os destinatários escolhidos para clarificar as suas desconfianças.
É esta “bisbilhotice” inacabável, esta pesquisa em compreender o mundo, que as transportará a fazer sempre novas descobertas e a requintar as suas estruturas mentais.
Com o crescimento e desenvolvimento humano e cognitivo, as pessoas adquirem uma noção crítica baseada em conceções e princípios rigorosos, não em condutas rígidas e céleres. O pensamento crítico aplica não apenas lógica (formal ou, mais frequentemente, informal) mas raciocínios intelectuais largos como clareza, credibilidade, acurácia, precisão, relevância, significância.
Para além do conceito puramente congruente de fundamento válido, as conceções de bom argumento, argumento forte e argumento fraco são fundamentais à aplicação da alegação. Pensamento crítico, tido como uma apreciação planeada e meditativa sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma análise, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos, pode envolver delimitar o significado e significância do que está a ser analisado ou representado, ou, em relação a uma dada dedução ou argumento, determinar se há prova apropriada para aceitar a conclusão como sendo verdadeira. O pensamento crítico possui uma abordagem na apreciação das evidências, no contexto do julgamento, e a pertinência da norma para se fazer o julgamento, os métodos e técnicas empregáveis para produzir a opinião, e os constructos hipotéticos aplicáveis para entender a natureza do problema e da questão. Mas o pensamento crítico é algo que nem sempre está presente ou quando está, é muitas vezes enviesado por crenças e pela falta da clareza de valores.
É aqui que entra o coaching. Não sendo uma nova forma de pensamento, o coaching recupera muito da maiêutica socrática que, através de perguntas sobre um determinado assunto, o interlocutor é levado a encontrar a verdade sobre algo. Esta forma de pensamento do século IV a.c. procura provocar pensamentos profundos em cada uma das pessoas, partindo do princípio de que o conhecimento é intrínseco a cada pessoa e que seria apenas necessário ativá-lo através de alguns estímulos para que este avançasse com novas conspeções.
A frase de Sócrates "Conhece-te a ti mesmo" permite entender que o conhecimento, a ciência, está dentro do Homem e que isso admitiria encontrar respostas distintas para uma mesma discussão.
É esse o desafio que a Alta Performance propõe a quem procura o melhor de si: Escutar as nossas questões para gerar em cada um uma reflexão profunda de forma a encontrar as respostas adequadas, desenhar um plano de acção e iniciar a caminhada em direcção ao sucesso.

POR: Miguel Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensar fora da caixa?! Porque não usar o cérebro?

Ontem, enquanto participava no evento Sport Business Talks, sobre Empreendedorismo, Desporto e Nutrição na FADEUP - Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto ouvi em vários momentos, várias pessoas dizerem ou a aconselharem os outros a pensar "fora da caixa". Think outside the box. A origem da expressão “Pensar fora da caixa” é desconhecida, mas muito provavelmente é um termo de origem da língua inglesa e que de forma mais livre significaria “pensar sem estar amarrado a ideias convencionais”. Segundo a história, os grupos de consultoria em administração nas décadas de 1960 e 1970 começaram a usar um quebra-cabeça específico chamado “quebra-cabeça de nove pontos” de um livro de 1914 de Sam Lloyd chamado Cyclopedia of Puzzles. Eles apresentariam o diagrama abaixo, com as seguintes instruções: "Una todos os 9 pontos usando quatro linhas retas ou menos, sem levantar a caneta e sem traçar a mesma linha mais de uma vez." A soluç