Avançar para o conteúdo principal

DESPORTO - Sinónimo de Paz


Ao longo da história moderna foram vários os exemplos que demonstraram o poder do desporto para a unificação, reconciliação de fações opostas, poder ainda maior que o político.
Nélson Mandela disse “O desporto pode criar esperança onde antes havia desespero; é mais poderoso que o governo em quebrar barreiras sociais; o desporto tem o poder de mudar o mundo”.
O ex-Secretário-geral da ONU, Koffi Anan, reforçou essa importância quando escreveu que “O desporto é uma linguagem universal que pode aproximar povos quaisquer que sejam as suas origens, passado, crenças religiosas ou condições económicas.” 
Em 2007, o francês campeão mundial de Pentatlo Moderno, Joel Bouzou, fundou a Organização Internacional para a Paz pelo Desporto – A Paz e Desporto, tendo no preâmbulo do seu regulamento a afirmação "O conceito da paz sustentável implica não só a ausência de guerra, mas também a criação de uma estrutura social imbuída de valores que contribuam para a manutenção da paz- trabalho em equipa, fair play, disciplina, confiança mútua, diálogo, fraternidade."
Num dos periodos mais críticos para a Paz mundial, com a crise entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul por causa do desenvolvimento de armas nucleares, a separação dos dois países com mais de 68 anos diminuiu com a participação de uma equipa mista de atletas das duas Coreias nos Jogos Olímpicos de Inverno. O exemplo mais recente em como o desporto é o maior motor do diálogo e da paz, foi a exibição de atletas de Taekwondo da Coreia do Norte e da Coreia do Sul no Vaticano, para o Papa Francisco.
Conforme escreveu o académico brasileiro Wanderley de Vasconcelos em “Desporto, poder e relações internacionais” “O desporto favorece e fortalece os vínculos de aproximação dos povos e a comunhão de afinidades, que conduzem à conquista de simpatias, passando estas para as instâncias governamentais ou, melhor, dos estados”.
Foi assim com o rugby em África do Sul, foi assim que nos Jogos Olímpicos de Berlim durante a II Guerra Mundial com a demonstração de atletas negros a contrariarem a premissa nazi da supremacia ariana e será sempre assim, através do Desporto, que a Paz prevalecerá entre os Povos e no Mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensar fora da caixa?! Porque não usar o cérebro?

Ontem, enquanto participava no evento Sport Business Talks, sobre Empreendedorismo, Desporto e Nutrição na FADEUP - Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto ouvi em vários momentos, várias pessoas dizerem ou a aconselharem os outros a pensar "fora da caixa". Think outside the box. A origem da expressão “Pensar fora da caixa” é desconhecida, mas muito provavelmente é um termo de origem da língua inglesa e que de forma mais livre significaria “pensar sem estar amarrado a ideias convencionais”. Segundo a história, os grupos de consultoria em administração nas décadas de 1960 e 1970 começaram a usar um quebra-cabeça específico chamado “quebra-cabeça de nove pontos” de um livro de 1914 de Sam Lloyd chamado Cyclopedia of Puzzles. Eles apresentariam o diagrama abaixo, com as seguintes instruções: "Una todos os 9 pontos usando quatro linhas retas ou menos, sem levantar a caneta e sem traçar a mesma linha mais de uma vez." A soluç

Coaching, Maiêutica Socrática e o Desenvolvimento Humano

A nossa condição humana torna-nos seres curiosos por natureza. A primeira manifestação clara e explícita dessa curiosidade surge por volta dos três anos, no período clássico e habitual do desenvolvimento das crianças, quando começa a "idade dos porquês". Jean Piaget definiu esta ocasião por "período pré-operatório". A criança quer compreender-se a si mesma, entender os outros e o seu comportamento, perceber as regras e os modos de agir, perceber os cenários que a envolvem, enfim, perceber tudo – ou quase tudo. E os adultos em quem tem mais confiança são os destinatários escolhidos para clarificar as suas desconfianças. É esta “bisbilhotice” inacabável, esta pesquisa em compreender o mundo, que as transportará a fazer sempre novas descobertas e a requintar as suas estruturas mentais. Com o crescimento e desenvolvimento humano e cognitivo, as pessoas adquirem uma noção crítica baseada em conceções e princípios rigorosos, não em condutas rígidas e céleres. O